A desova é a retirada de produtos do container. Ela acontece preferencialmente em portos de todo país e deve ser feita de forma adequada e sistemática, por meio de máquinas e equipamentos específicos que reduzem a chance da carga ser depreciada.
Não há prazo para realizar esse esvaziamento de container, porém, quando uma carga ultrapassa o período de permanência nos portos de 30 dias, é cobrada uma sobrestadia, em dólares, denominada demurrage.
A proposta deste post é demonstrar a importância da desova de container e outros fatores específicos desse serviço. Continue a leitura!
[Aula gratuita] Como fazer uma importação passo a passo
Entenda a partir de agora em detalhes tudo o que você precisa para realizar uma operação de importação passo a passo com nosso especialista Davi Santiago, preencha o formulário e assista a aula agora mesmo!
1. Diferenças entre ova x desova de container
Na ovação, também chamada de estufagem, a mercadoria é acondicionada de forma especial no container, com otimização máxima dos espaços. Para isso, a arrumação é feita com madeiras, plásticos ou papelões e a amarração realizada com alto padrão de qualidade e segurança.
Já a desova de container é o processo inverso, em que ocorre o esvaziamento da carga com máquinas adequadas para agilizar o escoamento. Tudo é feito de forma rápida e cuidadosa por empresas especializadas para o melhor atendimento aos clientes.
2. Contratantes da desova de container
Esse serviço de desova de container é procurado por empresas de diversos segmentos econômicos que, ao realizarem o transporte de cargas que exigem esse acondicionamento, precisam de agilidade no serviço e otimização de recursos para que a devolução do container ocorra em tempo hábil.
3. Pré-requisitos para a desova de container
Para escolher o equipamento utilizado no processo é necessário o cálculo do peso da carga e o conhecimento de fatores como taxa de perecibilidade e fragilidade.
Para isso, é preciso que os dados dos produtos estejam corretos em toda a documentação de transporte. A transparência de informações é de responsabilidade da empresa contratante.
Como a chegada de mercadorias nos portos é um processo constante, a desova deve ser feita de forma ágil, com equipamentos adequados como empilhadeiras ou guindastes, por exemplo.
Outros elementos que exigem avaliação é a possibilidade de ocorrer, durante a desova, intempéries como chuvas, fortes ventos, altas ou baixas temperaturas, assim como a incidência de insetos e pequenos animais.
4. Fases da desova de container
O processo de desova de container acontece desde o recebimento da mercadoria até a sua chegada no destino, e obedece a seguinte sequência de atividades:
- a entrega do container é realizada por caminhões, em modal terrestre ou navios em portos, docas ou armazéns do cliente;
- com a chegada é feita a conferência da documentação dos produtos;
- abre-se o lacre de segurança do container;
- se a mercadoria estiver no Canal Vermelho, é realizada a inspeção do container;
- são retiradas ripas de madeira, plástico e outros calços que foram acondicionados com a mercadoria na ova;
- os pallets ou outros recipientes (tambores, sacos e placas) utilizados para acondicionamento do produto são acessados e retirados por empilhadeiras que devem ser manuseadas cuidadosamente;
- os produtos são realocados em um veículo para entrega ao cliente.
5. Vantagens da desova de container
Uma desova de container eficiente confere às empresas:
- redução de gastos;
- taxas menores de depreciação de materiais;
- não são incididas sobretaxas por inadequação ou vencimento de prazos de permanência do container em locais portuários;
- agilidade no processo;
- garantia de transporte adequado para a mercadoria;
- segurança total no processo.
Contrate empresas especializadas para garantir a eficiência da desova de container, a manutenção da integridade física das mercadorias, a transparência e segurança do processo.
Você já sabe tudo sobre desova de container, mas ainda ficou com dúvidas acerca da demurrage? Disponibilizamos um post com o passo a passo para evitar a incidência dessa multa nos portos. Confira!