O sistema de armazenagem de produtos de uma empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independente do ramo e da sua área de atuação. Afinal, uma estocagem bem planejada só tende a trazer benefícios em relação ao manuseio, transporte e gerenciamento das mercadorias disponíveis. E um dos sistemas mais utilizados pelas empresas atualmente é o FIFO. Mas, afinal, você sabe o que é FIFO?
Para esclarecer todas as suas dúvidas a esse respeito, neste texto falaremos um pouco sobre esse conceito, bem como seu modo de funcionamento e as principais vantagens e benefícios trazidos pelo FIFO. Confira!
[E-Book] Guia de Container
Entenda em detalhes as especificações técnicas dos equipamentos usados nos seus embarques e tenha a oportunidade de reduzir custos utilizando esse documento de forma estratégica nas suas operações de importação/exportação.
O que é FIFO?
Em primeiro lugar, FIFO é uma sigla em inglês para “First In, First Out”, ou seja, “primeiro a entrar, primeiro a sair”. No Brasil, também é muito comum que os profissionais da área da estocagem se refiram a esse termo como PEPS (“primeiro que entra, é o primeiro que sai”). Mas o que, de fato, significa isso?
O FIFO é um sistema de armazenagem de cargas e mercadorias utilizado para gerar as chamadas filas de espera. Assim, nas filas constituídas por esse tipo de sistema, os produtos vão sendo comercializados por ondem de chegada, a começar pelos que estão a mais tempo no estoque.
Como funciona?
Ao adotar o sistema FIFO, a empresa passa a apresentar e vender o estoque antigo antes das mercadorias recentemente produzidas ou compradas. Essa técnica é muito utilizada por empresas que trabalham com produtos perecíveis, como supermercados ou indústrias alimentícias, para evitar perdas por vencimento da mercadoria.
Por exemplo: em um supermercado, os itens mais antigos do estoque são colocados à frente das prateleiras, no local mais fácil para que o consumidor os compre. Dessa forma, fatores como prejuízo nos estoques e descarte de produtos vencidos podem ser mais facilmente evitados.
Principais vantagens do FIFO
Confira, a seguir as principais vantagens:
- mais facilidade e segurança para trabalhar com produtos perecíveis, já que evita problemas com desperdícios e remessa de itens fora da validade;
- com o FIFO, é possível reduzir a necessidade de grandes estocagens de produtos, diminuindo assim custos com armazenagem, gerando um fluxo de mercadorias mais rápido e ampliando as margens de lucro;
- a precificação se torna mais fácil, já que os produtos não ficam muito tempo armazenados e, assim, os desequilíbrios entre custos de entrada e preços de saída podem ser solucionados;
- maior agilidade, uma vez que o sistema facilita a separação, localização, entrada e saída de mercadorias;
- Grande parte das fábricas, empresas de atacado, varejo e operadores logísticos trabalham com o sistema FIFO. Dessa forma, a uniformização através do sistema pode otimizar tempo e custos.
É claro que, além do FIFO, ainda existem outros tipos de sistemas de armazenagem, como o LIFO (“Last In, First Out”), o FEFO (“First Expired, First Out”), entre outros. A escolha vai depender daquilo que a sua empresa necessita!
Agora que você já sabe com mais detalhes o que é FIFO, confira a nossa publicação sobre o que todo profissional de comércio exterior precisa saber sobre câmbio!