Segundo o Sebrae, o Brasil conta hoje com 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais. Destes, 99% são pequenas e microempresas (MPE). Essa informação coloca em xeque o modelo logístico de transporte feito para um só embarcador, visto que o público atingido por este serviço é de apenas 1% da totalidade do mercado.
Nesse cenário, a carga fracionada vem se mostrando uma opção interessante, tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores.
A possibilidade de poder dividir o frete permite que a agência logística atinja maiores públicos e, como consequência, mais empresas têm acesso ao mercado federal, e o embarcador, por contraponto, consegue a oportunidade de fragmentar sua carga e contratar diferentes fretes.
Como ainda existem muitas dúvidas sobre a carga fracionada, o objetivo deste texto é responder a algumas questões importantes sobre essa modalidade de frete. Acompanhe!
[E-Book] Guia de Container
Entenda em detalhes as especificações técnicas dos equipamentos usados nos seus embarques e tenha a oportunidade de reduzir custos utilizando esse documento de forma estratégica nas suas operações de importação/exportação.
O que é carga fracionada?
A carga fracionada é uma modalidade de frete em que a transportadora atende a dois ou mais embarcadores. Nesse tipo de atividade, o veículo é dividido — fracionado — e o custo do frete é contabilizado pelo peso da mercadoria e distância percorrida.
Os valores são repassados proporcionalmente à fração usada do veículo por cada embarcador. Nesse caso, o custo do pedágio é comumente embutido no frete e, caso isso não esteja claro, deve ser perguntado.
Quais as diferenças entre carga fracionada e carga completa?
Além do número de embarcadores, a carga fracionada apresenta algumas diferenças com relação à carga completa. Veja:
- o vale-pedágio obrigatório não precisa ser pago no caso de carga fracionada;
- o embarque é feito em diferentes pontos, sendo necessário estruturar uma rota de carregamento, o que pode gerar um pequeno atraso para que a mercadoria seja recolhida;
- a entrega é mais demorada, mas a rota pode ser estrategicamente otimizada para ser mais econômica e essa economia pode ser repassada ao embarcador;
- a carga fracionada é atrativa para varejistas e pessoas físicas.
Como funciona a logística da carga fracionada?
A logística é o ponto que precisa de maior atenção na carga fracionada. Afinal, se ela não for feita de maneira estratégica, o frete gerará prejuízo para a transportadora e atrasos para os clientes.
Nesse caso, a preferência do embarcador deve ser por empresas que trabalhem com roteirização e consigam estimular com precisão o intervalo de recolhimento e entrega. Uma vez que a transportadora atende a vários clientes, uma rota bem elaborada facilita o atendimento da clientela.
Quais os atuais desafios do transporte de cargas fracionadas?
Como a lotação de um veículo no regime de carga fracionada exige a existência de dois ou mais embarcadores, o esforço de vendas da transportadora é maior. Afinal, andar com o veículo sem usar a sua capacidade máxima gera prejuízos para a empresa.
Nesse caminho, os investimentos — no que tangem à propaganda, comunicação, marketing e treinamento de vendas — precisam ser ampliados. Isso abre uma brecha para que o embarcador negocie um frete fixo, garantindo preço melhor, já que ele poupa um pouco do esforço da transportadora para conseguir clientes.
Somado a esse desafio, as questões estratégicas da logística são um ponto a ter atenção: a rota precisa ser pensada da maneira mais inteligente possível. Rotas pouco inteligentes são disfuncionais para embarcador e transportador. Assim, ter atenção quanto à rota utilizada pela empresa é a primeira coisa a ser feita antes de contratar uma carga fracionada.
Apesar de trabalhoso, esse modelo de frete tende a ser um ótimo negócio. Ele alcança uma parcela maior do mercado e permite preços mais competitivos, ou seja, é possível enviar poucos produtos sem pagar tão caro. Por isso, a carga fracionada é tão importante nos dias de hoje.
A sua empresa já trabalha com carga fracionada? Como vocês trabalham a logística? Deixe aqui o seu comentário, assim podemos aprender com você!