Conheça os desafios de logística para micro e pequenas empresas

Os desafios de logística estão presentes em qualquer organização, inclusive nas empresas de menor porte, uma vez que, em geral, estas não têm funcionários ou estrutura suficientes para lidar com todas as adversidades com que se deparam.

Porém, é preciso encará-las adequadamente. E, para isso, um bom começo é conhecer alguns dos obstáculos que podem comprometer um negócio empresarial, como você poderá conferir na sequência deste post. Vamos em frente!

[E-Book] Guia de Container

Entenda em detalhes as especificações técnicas dos equipamentos usados nos seus embarques e tenha a oportunidade de reduzir custos utilizando esse documento de forma estratégica nas suas operações de importação/exportação.

Ao preencher o formulário e informar seus dados você concorda com a Política de privacidade da Simplifica.

Breve noção de logística

De um ponto de vista amplo, a logística pode ser entendida como a atividade que se ocupa com o fluxo de recursos materiais, humanos e de informações, desde a retirada de matérias-primas na natureza até a entrega do produto ao cliente.

Porém, os micro e pequenos empresários geralmente não têm como dar conta de todas as fases desse processo, sendo comum, então, terem que terceirizar algumas delas, como a distribuição (contratação de transportadoras) e mesmo a armazenagem (estoque de mercadorias em armazéns gerais).

A importância da logística para a empresa

Dessa breve noção, você já pode facilmente visualizar a importância da logística, uma vez que ela se relaciona com praticamente todos os demais setores ou atividades da organização: compras, estoques, marketing, vendas, transporte etc.

Sendo assim, trata-se de uma operação estratégica, a qual deve ser vista como um conjunto de tarefas logicamente organizadas e voltadas para a satisfação do cliente, pois sem este não haverá faturamento nem lucros.

Alguns desafios de logística

Se entendermos a logística como um encadeamento de ações, a falha em qualquer elo dessa cadeia resultará em prejuízos para o empreendimento. Vamos, então, tratar de alguns desses possíveis problemas.

Desafios internos e externos

O processo logístico pode ser dividido como segue:

  • logística externa: ocorre fora do estabelecimento da empresa — por exemplo: quando, na compra, o fornecedor entrega as mercadorias ou insumos adquiridos; ou, na venda, ao enviar os artigos ao cliente;
  • logística interna: ocorre no interior das dependências da empresa — exemplo: coletar pedidos, separar e embalar os produtos e encaminhá-los aos destinatários.

Exemplo de problema externo: a empresa conta com vários pedidos numa época sazonal (digamos, no período de festas de fim de ano), mas o fornecedor não cumpriu com sua promessa de entregar a tempo os produtos solicitados.

Exemplo de problema interno: determinado produto está em alta (bastante procurado no mercado), e a empresa dispõe de um estoque satisfatório. Porém, na fase de estocagem e embalagem ocorrem diversos contratempos, de modo que os clientes recebem produtos com defeito ou em desacordo com o prometido.

Comunicação precária com o cliente

O negócio com o cliente não termina com a entrega do produto que ele comprou. É necessário um bom atendimento em caso de reclamações, sugestões, críticas etc. (o chamado “pós-venda”).

Imagine que um adquirente de seus artigos ligue para a empresa para reclamar de mau atendimento. Nesse caso, é preciso ouvi-lo com atenção, além de tomar as providências para que o ocorrido não se repita, pois, do contrário, no dia seguinte ele visitará seu concorrente.

Falta de planejamento

Muitas empresas de pequeno porte se prejudicam por falta de planejamento. O processo logístico é composto de uma série de procedimentos interdependentes, como no caso da relação entre as compras de mercadorias para revenda e sua estocagem.

Desse modo, o ideal é fazer um levantamento de todas as fases, mapeá-las (elaborar uma representação gráfica) e atribuir as responsabilidades aos colaboradores. No final, você terá um plano (a documentação escrita de todo esse planejamento), o qual servirá como um guia para suas operações.

Agora que você já tem uma ideia mais clara sobre os desafios de logística, procure aprofundar-se no tema e pôr em prática os conhecimentos adquiridos. E para obter uma visão ainda mais ampla, aproveite para se informar sobre os principais problemas logísticos brasileiros, em outro post que preparamos para você. Até breve!

A virada digital na logística é cada vez mais real no Brasil!

Tendo em vista o impacto da tecnologia no mercado de logística mundial, muitas empresas do Brasil estão aderindo a um modelo mais automatizado, ágil e eficiente para promover a virada de chave na logística das organizações. Se inscreva e comece a dar os primeiros passos rumo à essa transformação!

Há 4 anos no mercado exploramos a tecnologia como um meio para fazer a conexão entre empresas que precisam contratar fretes de forma totalmente descomplicada e transportadoras que oferecem esses tipos de serviços. Garantindo a segurança do transporte, o sucesso da operação e a satisfação das organizações envolvidas.

Funcionamento

Segunda – Sexta: 8:00 – 18:00

Contato

(35) 3214-3060
contato@simplificafretes.com.br
Rua Noruega, 189, Jardim Andere
Varginha – MG, 37006-340