Entenda como calcular o preço de venda do produto

O cálculo do preço de venda do produto é importantíssimo em um negócio, pois ele se refletirá tanto na competitividade como na lucratividade do empreendimento. Desse modo, saber como efetuá-lo é um fator-chave para uma boa gestão.

Continue com a leitura do post e fique por dentro do assunto. Trataremos de alguns tópicos, como os fatores que influenciam o preço, a forma de calculá-lo, além da relevante questão dos custos fixos e variáveis. Confira!

Fatores envolvidos no preço de venda do produto

No cálculo do preço, deve-se considerar a soma dos seguintes elementos:

  • o custo dos produtos vendidos;
  • as despesas com vendas;
  • a margem de lucro.

Desse modo, podemos trabalhar com a seguinte equação básica:

Preço de venda = custos + despesas + margem de lucro.

Custos fixos e variáveis

Acompanhe esta importante distinção:

  • custos fixos: são aqueles que independem do volume de produção ou de venda. Exemplo: em um estabelecimento comercial, o aluguel mensal da loja, as contas de água e de luz e os salários;
  • custos variáveis: ao contrário dos anteriores, flutuam (aumentam ou diminuem), conforme as quantidades produzidas ou vendidas. Em uma indústria, teríamos, por exemplo, as matérias-primas e outros insumos utilizados no processo produtivo.

Dicas para calcular o preço de venda

Calcule os custos fixos e variáveis

Por esse método, primeiramente, temos que apurar os seguintes valores:

  • os custos fixos — CF;
  • o valor estimado dos custos variáveis — CV;
  • o valor estimado das despesas com vendas — DV;
  • a margem de lucro — ML.

E por que estimar o CV e o DV? Simples: seus valores exatos dependerão das vendas efetivamente realizadas. A estimativa pode ser com base nos últimos 12 meses, por exemplo.

Digamos que a firma pretenda vender 100 unidades de um produto, ao preço unitário de X (o qual será o objeto de nossos cálculos). Então, o valor total das vendas será 100 X.

Os custos e despesas por unidade serão: (CF + CV + DV) / 100. Percebeu? A soma dos custos fixos, mais custos variáveis, mais despesas com vendas, dividida pela quantidade de produtos.

Para avançar no raciocínio, vamos admitir os seguintes dados hipotéticos (se precisar, volte para lembrar as siglas que estamos utilizando):

  • CF = R$ 100 mil;
  • CV = R$ 20 mil;
  • DV = R$ 10 mil;
  • ML = 20% sobre o preço de venda.

Temos, então: (R$ 100 mil + R$ 20 mil + R$ 10 mil) / 100 = R$ 130 mil / 100 = R$ 1,3 mil (= custos e despesas por unidade). Portanto, nosso preço de venda (PV) será obtido da seguinte forma:

  • PV = R$ 1,3 mil + 0,2 PV;
  • PV – 0,2 PV = R$ 1,3 mil;
  • 0,8 PV = R$ 1,3 mil;
  • PV = R$ 1,3 mil / 0,8 = R$ 1.625.

Total das vendas previstas: 100 x R$ 1.625 (preço unitário) = R$ 162,5 mil (os cálculos acima podem parecer complicados, mas basta prestar atenção em sua lógica para constatar que são mais simples do que se imagina).

Pesquise o custo dos transportes

A ideia aqui é muito tranquila: os gastos com fretes são considerados custos variáveis (variam conforme o volume de vendas) e têm um peso considerável sobre o preço final do produto.

Desse modo, deve-se, primeiro, buscar orçamentos dos diversos fornecedores de serviços de transporte — tanto em termos de preço como de qualidade —, para, depois, efetuar o cálculo do preço de venda.

E vale ressaltar que esse processo é tão importante para o seu negócio quanto o ar que respiramos.

Uma pesquisa aprofundada acerca dos custos do serviço de transporte pode beneficiar a saúde do seu empreendimento sem contar que a garantia de confiabilidade da transportadora vai te proporcionar a paz que você precisa enquanto a sua carga é deslocada.

Busque novos serviços de transportes

Se o custo dos transportes (fretes) é digno de um cuidado maior, então, busque pesquisar alternativas no mercado, como é o caso das transportadoras sem frota, as quais se utilizam de veículos de terceiros para a realização de suas entregas.

Além disso, quanto mais tecnologicamente moderna for a empresa de transporte, provavelmente, melhores serão seus preços e a qualidade de seus serviços.

E então, gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha esclarecido o quanto o cálculo de preço de venda do produto pode ser um divisor de águas dentro da sua organização.

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