Entenda os impactos do feriado Chinês na logística internacional e saiba como se prevenir

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Se a sua organização depende de insumos importados da China, você deve estar sempre atento aos feriados chineses.

Todos sabemos que o país é o grande polo comercial mundial, e concentra milhões de movimentações diárias saindo com destinos espalhados por todo mundo.

O cenário não é nem um pouco favorável em decorrência das crises causadas pela pandemia da covid-19: falta de containers, atrasos para embarques, alta histórica no valor do frete marítimo internacional.

Tudo isso tem um peso significativo nas operações de comércio exterior, e os feriados nacionais podem complicar ainda mais a situação caso você, como importador, não programe suas operações para se adaptar as sazonalidades do país.

Vamos levantar nesse artigo os impactos dos feriados chineses nas operações de comércio exterior e te direcionar para que você consiga se prevenir e não sofrer com os impactos, no contexto adverso que já estamos expostos.

Quais os feriados em que você deve estar sempre atento

Com uma cultura com fortes raízes a China marca em alguns períodos do ano comemorações como o ano novo Chinês e também o feriado nacional da semana dourada.

O ano novo Chinês que também é conhecido por lá como festival da primavera é um dos mais importantes e animados do país.

É comemorado todo ano no período de uma semana entre os meses de janeiro e fevereiro de acordo com o calendário Chinês e marca a primeira lua nova após o solstício de inverno.

A semana de comemoração não é definida com datas fixas, em decorrência do calendário Chinês que tem como referência as posições da lua ditando o ciclo do ano.

Outro evento de grande impacto para a população chinesa é o feriado nacional que marca a semana dourada, que se inicia em 1 de outubro e costuma ser um feriado de 7 dias.

É mais uma semana de festividades onde as atividades comerciais locais são paralizadas para as comemorações.

Como o feriado Chinês pode afetar o seu processo de importação

As semanas comemorativas citadas anteriormente geram paralisações nas atividades gerais no país.

Muitos trabalhadores que atuam nos grandes pólos comerciais aproveitam os feriados para passar um tempo perto de suas famílias.

O que gera um impacto significativo nas operações de negócios internacionais em todo o mundo.

No caso do ano novo Chinês e da semana dourada, as paralisações acontecem com até 10 dias de antecedência à semana festiva.

Para que a população consiga se deslocar por grandes distâncias tanto na ida quanto na volta ao visitarem suas famílias.

Os períodos de feriados chineses é considerado um evento de maior migração em massa anual de pessoas no mundo, que sofreu impactos pela covid-19, mas ainda sim gera transtornos para a realização de importações da China.

Eventualmente, os feriados maiores que são marcados por uma semana de comemorações duram de fato um mês.

Nesses períodos os importadores aumentam os pedidos como forma de se prevenir ao longo período de parada das atividades, e os centros comerciais aceleram os envios de mercadorias.

O que geralmente deixa brechas em termos de qualidade e podem ocorrer danos e avarias nas cargas pela sobrecarga e a falta de cuidado devido ao aumento do ritmo.

A sobrecarga impacta também os terminais de despacho, impactando em atrasos com a alta demanda e consequentemente o aumento do preço do frete.

Nesse meio tempo as movimentações demoram muito mais do que o normal, e mesmo com a garantia de que você receberá seu embarque no prazo é muito pouco provável que de fato aconteça.

Em muitos casos as cargas não saem do porto até o final da temporada, e para receber sua mercadoria no período definido você deve ter disponibilidade para pagar preços muito mais altos.

Como se prevenir e evitar custos extras nos períodos de feriado na China

Já deu pra notar claramente quão significativo é o impacto dos feriados chineses nas suas operações de comércio exterior não é?!

Nesse contexto é recomendável planejar seus embarques e realizar pedidos da China com muita antecedência.

Para que não ocorram problemas de qualidade com seus produtos, avarias com os embarques e os prazos sejam cumpridos, você deve programar suas operações de 3 a 4 semanas antes dos períodos festivos.

Reserve seus containers com folga e ajuste o tamanho do pedido também para que você consiga manter suas operações regulares a partir disso.

A cautela é necessária tanto antes quanto depois dos feriados maiores. Muitas das vezes as atividades nos pólos comerciais não conseguem voltar com força total após o período.

O que com certeza gera impactos caso você não tenha um espaço de tempo para trabalhar com folga.

É sempre bom ter ciência do calendário da China e se programar para não ter custos extras, ou até mesmo ficar sem receber sua mercadoria por mais de um mês.

Gerando complicações profundas para a sua organização e prejudicando o seu cliente final.

Com a ocorrência dos feriados anuais seu planejamento deve acompanhar essas sazonalidades e usar alguns desses recursos para diminuir o impacto nas suas operações.

Conclusão

Como esclarecemos no artigo, os feriados chineses podem gerar ainda mais impactos negativos nas operações de comércio exterior.

Os efeitos da pandemia estão presentes no nosso dia-a-dia e tem sido um grande desafio desenvolver meios para superá-los.

Para que você não sofra ainda mais com esses eventos que são quase que impossíveis de controlar, é necessário boa gestão, planejamento e atenção.

Ficar atento as sazonalidades da China pode te livrar de dificuldades extras no caso desses feriados, como a situação já não está muito favorável, a cautela é imprescindível.

Garanta a regularidade dos seus processos e evite prejuízos pra você e para seus clientes executando um planejamento impecável e tratando da maneira correta os períodos de parada do mercado chinês.

Se você gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba atualizações de artigos como esse que estão sempre direcionados para te ajudar a melhorar cada vez mais suas operações de logística aduaneira.

Os dados coletados no formulário são mantidos com o máximo sigilo possível. Nos comprometemos a compartilhar apenas conteúdo útil através desse canal.

A virada digital na logística é cada vez mais real no Brasil!

Tendo em vista o impacto da tecnologia no mercado de logística mundial, muitas empresas do Brasil estão aderindo a um modelo mais automatizado, ágil e eficiente para promover a virada de chave na logística das organizações. Se inscreva e comece a dar os primeiros passos rumo à essa transformação!

Estamos quase lá!

Ao preencher o formulário e realizar a assinatura da nossa Newsletter você receberá um email de boas vindas onde poderá selecionar o tipo de conteúdo que deseja receber de acordo com as suas preferências. Finalize a sua inscrição e comece agora mesmo a receber nosso conteúdo para te guiar rumo à transformação digital e melhoria de resultados do seu negócio.

Ao preencher o formulário você concorda em receber emails de acordo com os seus interesses, e ao informar seus dados você concorda com a Política de privacidade da Simplifica.