Gestão de Processos na Importação

Com uma economia global competitiva, as empresas devem estar prontas para explorar novas oportunidades, colocando em prática um processo de importação efetivo para permanecerem lucrativas. 

Para evitar riscos, quando uma empresa está pensando em entrar no comércio internacional ou expandir as atividades de negócios no exterior, ela deve passar por um processo de planejamento estratégico cuidadoso e orientado para o mercado.

O planejamento estratégico é um método para determinar os objetivos de negócios de uma empresa como um todo e de suas unidades no exterior, considerando as especificidades dos países.

Para isso, é necessário pensar em um processo de importação direcionado a longo prazo e identificar como o sucesso pode ser alcançado. 

A estratégia deve incluir decisões sobre:

– Finanças;
– Gestão de recursos humanos;
Marketing;
– Produção;
– Questões operacionais.

O objetivo é garantir que a empresa corresponda aos objetivos organizacionais, com propósitos coerentes às oportunidades de mercado, que está sempre em constante mudança.

Métodos de planejamento estratégico

Há uma variedade de modelos de planejamento estratégico, e aquele usado por uma empresa dependerá do próprio estilo implementado, e das condições em que ela se encontra diante da liderança, cultura organizacional, porte e experiência anterior.

Os modelos de planejamento estratégico podem ser divididos de 3 formas diferentes, cada uma com características próprias.

1. Baseado em metas

Este é o tipo mais comum de modelo de planejamento estratégico empregados nas empresas. Concentra-se na missão da organização, objetivos a serem trabalhados, estratégias para atingir os objetivos e planos de ação.

2. Baseado em problemas

Esse tipo de planejamento estratégico começa examinando os problemas enfrentados pela empresa e, em seguida, desenvolve estratégias e planos de ação para lidar com os problemas da melhor forma.

3. Orgânico

Esse tipo de planejamento estratégico é baseado na visão e nos valores da empresa, desenvolvendo planos estratégicos para alcançar a visão. 

Os planos estratégicos podem ser desenvolvidos para um ano à frente e se estender em até 5 ou 10 anos.

Análise SWOT no processo de importação

Um dos primeiros passos no planejamento estratégico dentro do processo de importação é realizar uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats).

A análise SWOT é uma técnica que foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1960, e exige que as empresas identifiquem as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças envolvidas em um mercado, organização ou evento, neste caso, a logística internacional.

A aplicação dessa análise ajuda a empresa a julgar as circunstâncias em torno de uma potencial situação de negócios, identificando como expandir e quais possíveis riscos existentes nesse processo.

Os tomadores de decisão da empresa participam de uma sessão de brainstorming e listam os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças relacionadas à decisão de negócios que deve ser tomada. 

Os pontos fortes e fracos devem ser internos à empresa, e as oportunidades e ameaças devem ser indicadas a partir de agentes externos.

Dicas de implementação de planejamento

No caso de uma empresa que pensa em se adequar ou expandir para um empreendimento internacional, a análise SWOT pode seguir as dicas a seguir.

1. Forças

A empresa deve focar em produtos únicos, com forte reconhecimento da marca no mercado nacional. 

Além disso, precisa apresentar capacidade e recursos financeiros para expandir a produção.

2. Fraquezas

Em questão de fraquezas, como é um processo que ocorre internamente, é preciso observar a experiência em comércio internacional.

Outro fator importante que pode ser apontado como uma fraqueza está na proteção de patente em relação à concorrência. 

Se o produto não é bem conhecido fora do mercado doméstico, é preciso analisar a aceitação junto ao público, mesmo que seja em um grupo de estudo localizado.

3. Ameaças

As ameaças podem vir de concorrentes, como alguém que oferece produtos similares a um preço mais baixo. 

Existe a possibilidade de um concorrente passar a exportar a mercadoria antes e, dessa forma, o processo de importação deve ser revisto de forma integral.

4. Oportunidades

A empresa pode procurar por ofertas de dois distribuidores para fazer parceria comercial, abrangendo a alta demanda no mercado interno. 

Assim, os tomadores de decisão trabalham com a lista e tentam identificar maneiras pelas quais os pontos fortes e as oportunidades podem ser maximizados, possibilitando que as fraquezas e ameaças sejam minimizadas.

Conclusão

Quando coletada e analisada corretamente, a pesquisa de comércio internacional aumentará as chances de uma decisão de negócios de forma correta e, assim, traz a oportunidade de expandir as possibilidades de negociação, tornando-a bem-sucedida.

O processo de importação pode ajudar a identificar mercados instáveis, que provavelmente não são lucrativos, questões culturais ou financeiras que podem tornar um produto improvável de venda no que parece ser um mercado promissor ou que ainda não foi habilmente explorado.

Assim, é importante ter um planejamento claro e a gestão de processos na importação para que as informações mais relevantes e atuais sejam obtidas, oportunizando o investimento e otimizando os processos aplicados. 

Outro fator essencial é lembrar que o processo de importação faz parte de uma economia que envolve dois ou mais países, e toda a legislação deve ser seguida à risca, para garantir os lucros e a abertura de mercado de uma forma geral.

A virada digital na logística é cada vez mais real no Brasil!

Tendo em vista o impacto da tecnologia no mercado de logística mundial, muitas empresas do Brasil estão aderindo a um modelo mais automatizado, ágil e eficiente para promover a virada de chave na logística das organizações. Se inscreva e comece a dar os primeiros passos rumo à essa transformação!

Há 4 anos no mercado exploramos a tecnologia como um meio para fazer a conexão entre empresas que precisam contratar fretes de forma totalmente descomplicada e transportadoras que oferecem esses tipos de serviços. Garantindo a segurança do transporte, o sucesso da operação e a satisfação das organizações envolvidas.

Funcionamento

Segunda – Sexta: 8:00 – 18:00

Contato

(35) 3214-3060
contato@simplificafretes.com.br
Rua Noruega, 189, Jardim Andere
Varginha – MG, 37006-340