Entenda agora mesmo as vantagens e desvantagens do modal ferroviário no transporte intermodal

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Um modal de transporte pode ser definido como o meio escolhido para fazer o deslocamento de uma carga. Quando a carga sai do seu local de origem e chega ao destino final por meio da utilização de dois ou mais meios de transporte, temos o transporte intermodal.

O transporte intermodal pode ocorrer por meio das vias rodoviárias, ferroviárias, aquaviárias ou aéreas. Para escolher quais formas de transporte serão usadas para fazer o deslocamento das cargas, é preciso analisar a distância entre a origem e o destino final, o tipo de carga transportada, os locais por onde ela deve passar, entre outros aspectos.

Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do modal ferroviário no transporte intermodal!

Quais são as características do transporte intermodal?

A principal característica do transporte intermodal é a integração entre os modais. Assim, as cargas podem viajar longas distâncias, chegando a outros países ou a locais mais remotos de um mesmo país, em um menor tempo.

Uma aplicação clara desta combinação de modais ocorre quando uma carga precisa ser entregue em destinos mais afastados dos centros urbanos que são inacessíveis ao transporte aéreo, por exemplo.

O transporte intermodal envolve diferentes operadores logísticos e os documentos de transporte são expedidos de forma individual para cada operação. A responsabilidade entre os transportadores é dividida de acordo com o trajeto de transporte.

A cada mudança de modal, um novo contrato para acompanhamento da carga é feito e se torna vigente, e cada transportador é remunerado pelo frete correspondente. 

Quais são as vantagens do modal ferroviário no transporte intermodal?

Um dos modais mais utilizados do mundo é o ferroviário. Uma das principais vantagens de utilizar esse tipo de modal está nos custos mais competitivos em comparação a outros modais. As taxas cobradas nas vias ferroviárias são menores, assim como o valor do combustível.

Outro diferencial interessante do modal ferroviário é a segurança, pela menor incidência de acidentes e roubos. Além disso, por meio desse modal, grandes volumes de cargas podem ser transportados.

Quais são as desvantagens das ferrovias?

Por outro lado, o modal ferroviário também tem aspectos desfavoráveis. A malha ferroviária brasileira recebe menos investimentos governamentais, o que dificulta o pleno desenvolvimento deste modal no país.

Desta forma, não é possível fazer a flexibilização das rotas, afinal, as ferrovias permanecem as mesmas durante muitos anos.

Conclusão

Em muitos países o transporte ferroviário oferece diferenciais competitivos extremamente relevantes no transporte de cargas, o que infelizmente ainda não é o caso do Brasil.

Como não temos rotas que beneficiam o processo o modal ainda é pouco explorado e tem perspectivas de crescimento um pouco baixas.

Para o caso do Brasil mesmo que seja possível a utilização do modal para o transporte de carga, não temos linhas de saída a partir de grandes terminais de desembarque por exemplo.

O que gera a necessidade de transportar a carga através de rodovias até um terminal de embarque ferroviário, e além disso ter equipamentos necessários para a realocação da carga.

Fique por dentro de conteúdo atualizado a respeito de logística e tecnologia se inscrevendo na nossa newsletter e recebendo toda semana novos artigos por email.

Os dados coletados no formulário são mantidos com o máximo sigilo possível. Nos comprometemos a compartilhar apenas conteúdo útil através desse canal.

A virada digital na logística é cada vez mais real no Brasil!

Tendo em vista o impacto da tecnologia no mercado de logística mundial, muitas empresas do Brasil estão aderindo a um modelo mais automatizado, ágil e eficiente para promover a virada de chave na logística das organizações. Se inscreva e comece a dar os primeiros passos rumo à essa transformação!

Estamos quase lá!

Ao preencher o formulário e realizar a assinatura da nossa Newsletter você receberá nosso conteúdo atualizado periodicamente com os principais temas do mundo da Logística, Tecnologia, Inovação e Comércio Exterior para auxiliar na melhoria de resultados do seu negócio.

Ao preencher o formulário você concorda em receber emails de acordo com os seus interesses, e ao informar seus dados você concorda com a Política de privacidade da Simplifica.