Você sabe o que é WMS (Warehouse Management System)?

A tecnologia vem evoluindo ao longo do tempo, buscando desenvolver soluções mais completas que facilitam a rotina de pessoas e empresas — promovendo maior produtividade, agilidade na execução das tarefas, mais controle sobre informações, entre outros benefícios. Dentro do contexto empresarial, existem várias ferramentas que ajudam a automatizar os processos e uma delas é o Warehouse Management System.

Quer saber o que é WMS, as funcionalidades do software e as vantagens que ele proporciona para a logística e gestão de estoques? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Afinal, o que é WMS e para que ele serve?

O Warehouse Management System — ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português — é um sistema voltado para controlar as rotinas de gestão de estoque, como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, entre outras.

Em outras palavras, é a solução responsável por ajudar a aprimorar os processos de entradas e saídas de produtos, inventário e organização dos itens nas locações, por exemplo.

Quais funcionalidades ele oferece?

As funcionalidades de um WMS podem variar de acordo com a necessidade (e porte) do cliente e entre as empresas que desenvolvem esse tipo de sistema. Entre as principais, podemos citar:

  • registro e acompanhamento de entradas e saídas dos produtos no estoque;
  • endereçamento dos itens de acordo com as locações destinadas a eles;
  • separação de pedidos (picking) — que pode ser agilizada por meio do uso de coletor de dados;
  • controle de necessidade de reposição de produtos (estoque de segurança e ponto de ressuprimento);
  • inventário dos materiais;
  • cross-docking;
  • expedição de pedidos;
  • criação de relatórios sobre os processos.

Quais benefícios a empresa obtém com a adoção do sistema?

Automação dos processos

A adoção de um sistema WMS automatiza diversos processos da gestão de estoque. Assim, muitas atividades deixam de ser feitas manualmente e passam a ser executadas de forma automática, o que garante mais agilidade, diminuição do índice de erros e necessidade de retrabalho.

Maior controle e segurança das informações

Com o sistema, as informações do setor passam a ficar centralizadas em uma única base de dados, aumentando a organização e facilitando sua identificação. Além disso, a maioria dos sistemas contam com rotinas de backup automático e criptografia, o que aumenta a segurança.

Redução de desperdícios

Esse benefício pode ser alcançado por meio da redução da mão de obra ociosa, melhorias no controle de estoque, que ajudam a reduzir o índice de perdas e aumento da agilidade na execução dos processos, por exemplo.

Aumento da produtividade

A automação também traz benefícios para a produtividade. Com o ganho em agilidade, os colaboradores passam a realizar mais tarefas em menos tempo, com mais qualidade — visto que o índice de erros é reduzido.

Melhoria na tomada de decisão

Uma das funcionalidades do sistema, como citado, é a criação de relatórios gerenciais. Por meio deles, o gestor pode obter um panorama sobre o desempenho dos resultados e tomar decisões mais ágeis e acertadas.

Redução dos custos operacionais

Por fim, com tantas melhorias proporcionadas pelo WMS, pode-se dizer que a redução dos custos operacionais também é uma vantagem alcançada com a implementação.

Como podemos ver, a adoção de um sistema WMS na empresa é essencial para aprimorar os processos e tornar a gestão de estoque mais eficiente, reduzindo as falhas e os gargalos que afetam o desempenho da área.

Agora, leitor, que você já sabe o que é WMS, aproveite para conhecer os principais riscos envolvidos com fretes neste artigo!

A virada digital na logística é cada vez mais real no Brasil!

Tendo em vista o impacto da tecnologia no mercado de logística mundial, muitas empresas do Brasil estão aderindo a um modelo mais automatizado, ágil e eficiente para promover a virada de chave na logística das organizações. Se inscreva e comece a dar os primeiros passos rumo à essa transformação!

Há 4 anos no mercado exploramos a tecnologia como um meio para fazer a conexão entre empresas que precisam contratar fretes de forma totalmente descomplicada e transportadoras que oferecem esses tipos de serviços. Garantindo a segurança do transporte, o sucesso da operação e a satisfação das organizações envolvidas.

Funcionamento

Segunda – Sexta: 8:00 – 18:00

Contato

(35) 3214-3060
contato@simplificafretes.com.br
Rua Noruega, 189, Jardim Andere
Varginha – MG, 37006-340